Arquivo Nirez recebe a visita de Alexandre Gusmão, representante da Petrobras.

Nesta quinta-feira, dia 14 de julho o Arquivo Nirez recebe a visita de Alexandre Gusmão.O representante da Petrobrás vem à Fortaleza para conhecer o Projeto de implementação do site Nirez. O Projeto de Implementação do site disponibilizará a Discografia Brasileira em 78 rpm através de um banco de dados com link para arquivos mp3, fotografias antigas de logradouros de Fortaleza (em formato jpg), a Cronologia de Fortaleza (banco de dados textual com mais de 300 páginas contendo os principais fatos ocorridos na capital cearense( desde sua origem) além de uma rádio online, e muito mais, a idéia é ter o Arquivo Nirez digital disponível na Internet para pesquisadores e curiosos, com o objetivo de ser o site mais completo do Brasil sobre música brasileira do período da cera e de registros da história do Ceará.


Qual o objetivo do site?
O site do Arquivo Nirez pretende mobilizar especialistas em música, museólogos, fotógrafos, pesquisadores e outros profissionais nas atividades e projetos do Arquivo a partir das salas de bate papo ,além de incentivar e exercitar a curiosidade dos visitantes sobre: Música Brasileira, História de Fortaleza e do Ceará, etc.e assim potencializar os diversos saberes da comunidade global dando condições para preservar e difundir a memória local.

Participação da Cooperativa Pirambu Digital


A primeira parte do projeto conta com a importante participação da Cooperativa Pirambu Digital ,dando um cunho social ao projeto. Serão 5 meses de trabalho.No primeiro mês acontece o treinamento de funcionários do Arquivo Nirez.Nos quatro meses seguintes serão realizados o desenvolvimento e finalizando o Projeto com o lançamento do site

Saiba mais sobre a Cooperativa Pirambu Digital

A Cooperativa Pirambu Digital teve origem num projeto de formação de jovens em tecnologia da informação do CEFET-CE. Finalizado o curso e sem uma perspectiva direta a não ser entrar no concorrido mercado de trabalho, o professor do curso sugeriu aos jovens o desafio de que utilizassem o conhecimento adquirido para estimular o desenvolvimento local. Assim, 52 jovens se juntaram e formaram a Cooperativa Pirambu Digital, que desenvolve projetos voltados para a área de tecnologia além de projetos de inclusão sócio-digital para a população do bairro. Para dar início ao projeto, além do CEFET, o grupo contou com a ajuda do Movimento Emaús Amor e Justiça, que cedeu o local onde a cooperativa foi instalada.A cooperativa possui várias frentes de negócios: o Pólo de Desenvolvimento de Softwares (Podes), que produz softwares e sites; a unidade de Treinamento e Eventos (Trevo), que dá treinamentos e suporte em informática; a Fábrica de Computadores com Inteligência Local (Fácil), que atua com consultoria em hardware e redes e a unidade de Negócios e Administração (Nega) que gerencia a parte administrativa e financeira da cooperativa.

Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças,1097,
Cristo Redentor, Fortaleza - CE
Telefone: 85 3236-0541 João Paulo ou Jocilda

Saiba mais sobre o Arquivo Nirez

O Arquivo Nirez atende cerca de 300 pesquisas por mês. É um museu particular localizado na residência de seu proprietário, Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez. O acervo é fruto de um empenho individual que há mais de 50 anos o mantem preservado e o disponibiliza ao público. O lugar é considerado pelos cearenses como uma fonte viva de pesquisa; isto se dá pela incansável paciência com que Nirez se dispõe para informar e “formar” pesquisadores que mesmo por telefone tiram suas dúvidas com rapidez e precisão. O Arquivo detém um acervo grandioso, muito bem conservado. Dentre outras raridades do Museu está a coleção de mais de 30 mil fotografias, onde 15 mil aproximadamente são de Fortaleza Antiga, além de 30 mil negativos inéditos, em sua maioria de cidades do Ceará. O acervo também é composto por fonógrafos, gramofones, vitrolas, projetores e filmadoras, rádios, toca discos, microfones, máquinas fotográficas, projetores de "slides", gravadores de cassete e rolo, aparelho de televisão, telefones, instrumentos musicais de personalidades, peças de reposição para gramofones e vitrolas, matrizes de discos em cobre e cobertura de níquel (78 rpm), filmes de 35, 16, 8mm, negativos em vidro, mais de 200 horas de gravação em fitas de rolo com depoimentos de personalidades nacionais e locais, fitas cassetes com gravações de música brasileira, uma biblioteca com aproximadamente 15 mil volumes, especializada em Música Brasileira e História do Ceará, coleções de numerosos jornais cearenses e nacionais, revistas, como: Fono-Arte, O Cruzeiro, O Malho, Ilustração Brasileira, Discolândia,Vida Doméstica, Carioca, Kosmos, Radiolândia, Revista do Rádio etc., dentre tantas outras peças.

Endereço: Rua Professor João Bosco, 560
Bairro: Rodolfo Teófilo
Telefone: (85) 3281.6949 / 3281.6102
E-mail: arquivonirez@gmail.com



Importância do site
A implementação deste site é necessária para que o Museu possa cumprir mais amplamente seu papel social, disponibilizando em layout amigável o seu acervo à comunidade mundial

Agenda:
Visita de Alexandre Gusmão ao Projeto do Arquivo Nirez :
Quinta-feira,dia 14 de julho,às 15h no Arquivo Nirez
Sexta-feira, dia 15 de julho, às 10 horas da manhã na Cooperativa Pirambu Digital.


Contatos da Equipe

Lana Soraya(assessoria de comunicação/Arquivo Nirez)8856.7414
Nirez:9982.6939
Myreika:8646.1494
Ideais Produções: 88155046 e 99561625

Comentários

Postagens mais visitadas