Fortaleza elabora plano de ação para patrimônio histórico e cultural



Fortaleza elabora plano de ação para patrimônio histórico e cultural da Cidade
04/09/2009


A secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, e o Coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), historiador André Aguiar Nogueira, explicam que o Plano de Ação para as Cidades Históricas é um instrumento de planejamento integrado para a gestão do patrimônio cultural, com enfoque territorial, que deve definir objetivos, ações e metas para orientar a atuação integrada do poder público, em suas diferentes instâncias, setor privado e sociedade civil organizada.

“A ideia é que o Plano não se restrinja ao perímetro protegido ou ao conjunto de bens tombados; deve considerar a dinâmica urbana no seu todo, tornando-se um documento abrangente”, diz. “Esse é um primeiro passo para a humanização da Cidade. A nossa prioridade é restaurar os bens porque eles têm significado para as pessoas; não se trata de recuperar cal e pedra, mas sentimentos que devolvem ao cidadão e à cidadã o amor pela cidade, o sentido de pertença, o desejo de fruir os espaços públicos”, complementa André.

Esta iniciativa também vai fortalecer as estruturas públicas e privadas que atuam no âmbito do patrimônio cultural, consolidando o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural. De acordo com o calendário definido pelo Iphan, o último passo será a pactuação do Plano, prevista para 2 de novembro, quando todos os municípios vão apresentar sua proposta de Plano.

Serviço
Agenda do Plano de Ação para as Cidades Históricas:
>> 8 de setembro – entrega da 1ª parte do documento;
>> 7 de outubro – o plano de será submetido à consulta pública durante o ciclo de debates preparatórios para a III Conferência Municipal de Cultura, no Clube dos Diretores Lojistas (Rua 25 de março, 882 - Centro), das 9h às 12h.
Mais informações: http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/index.php?option=com_content&task=view&id=10089&Itemid=52

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria Ideais Produções e Clube dos Chevetteiros.com