Mobilização e evento
Convocatória Geral Profissionais da Cultura
É necessário reconhecermos a importância estratégica da cultura em suas múltiplas dimensões: a simbólica, a cidadã e a econômica. O valor que possuem como componente fundamental no processo de formação de consciência crítica e emancipadora de nossa sociedade, permitindo o exercício pleno da cidadania e das manifestações culturais como elementos de identidade, mas também de valor econômico, geradora de riquezas, emprego e renda. Reconhecer, deste modo, as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, transborda a orientação ideológica de uma gestão cultural para galgar status de entendimento comum.
Assim nasce o PCult
O PCult (Partido da Cultura) é uma mobilização nacional, de abrangência ampla e irrestrita a todo o movimento cultural, que procura agrupar entidades, instâncias e foros de discussão e deliberação em torno de um debate que visa identificar candidatos, a concorrer às Eleições, realmente comprometidos com as pautas estratégicas da cultura em nosso país. Não se trata da criação de um partido político, mas de, simbolicamente, utilizar-se da nomenclatura para promover ações estratégicas específicas para aprofundar o debate e o comprometimento de candidatos com a temática cultural e com as demandas estratégicas da cultura no campo da gestão pública, tais como as matérias legais de interesse cultural em tramitação no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas Estaduais. É uma idéia que vem sendo gestada há algum tempo em alguns setores do movimento cultural e que passa a ganhar contornos concretos, com mais consistência, nas Eleições 2010.
É uma mobilização suprapartidária, que tem o intuito de fortalecer a presença do setor cultural nos parlamentos e nos governos.
Nesse processo político, é necessário que artistas e fazedores de cultura, antes vistos somente como sujeitos cuja popularidade ou talento poderia estar a serviço desta ou daquela campanha ou comício (quando a legislação eleitoral ainda permitia) assumam papéis cada vez mais estratégicos, passando de coadjuvantes a protagonistas, pois tais sujeitos devem ser entendidos como destinatários de políticas públicas culturais e, portanto, sujeitos ativos e decisivos nos processos de escolha de nossos representantes; nesse mesmo sentido, os cidadãos comuns, fruidores da produção de artistas e fazedores de cultura, agora são vistos como sujeitos de direitos culturais, usuários dos serviços públicos de cultura, destinatários finais de tais políticas. Trata-se, enfim, de uma tentativa consistente de politização do setor cultural.
No PCult está o DNA de uma noção revolvedora: a Cultura é mais do que fenômeno da sociologia, economia, arte ou qualquer das definições anteriores. A Cultura é o que irá nos guiar nesta tempestade de informações e conexões, é o que seremos, como pessoas e como nação. A Cultura é para a sociedade do conhecimento o que foi o aço para a revolução industrial.
Um partido? uma opção no plano das idéias! Um movimento? porque marcharemos virtualmente ou sambaremos, como quiserem!
PCult-CE, para que a conversa no plano político seja entendida de igual para igual.
Qual a sua opinião sobre a Cultura? Qual o seu projeto para a Cultura? O que você vai fazer a respeito?
Inserir a Cultura como uma área central das políticas públicas do Brasil é nossa principal bandeira
Construir um campo de debate nacional, amplo e democrático, é o nosso meio.
Conclamamos aos integrantes de todos os movimentos, movimentações e mobilizações culturais, de entidades, fóruns e redes a integrar e participar das ações do PCult.
Foi criada uma lista de discussão com o objetivo de nos envolver nessa ação nacional, pensando no nosso local. Quem quiser aderir acesse Pcult-CE no google groups.
E como primeira ação desse movimento no Ceará, conseguimos um momento de fala no Encontro entre Candidatos de diversos partidos e Microempresários, que será realizado nesta segunda feira dia 27 de Setembro, as 17h, no Oasis. A proposta é pautar os candidatos para saber suas ações na área da Cultura.
Assim convidamos a todos os profissionais da cultura do Estado do Ceará a se fazer presente neste dia, e mostrar que nós, agentes da cultura, estamos mobilizados e temos força para eleger aqueles estiverem pensando ações que contribuam para a melhoria das políticas públicas na área da cultura, que por sua vez contribui para o desenvolvimento social e econômico de um País, Estado ou Município.
Saudações Culturais!
Comentários