II Luz nas Artes

A IDEIAS PRODUÇÕES ESTARÁ NO STAND DA APAECE. AGUARDAMOS VCS LÁ!!!

TERCEIRO SETOR


Projetos culturais reunidos
II Luz nas Artes oferece visibilidade a diversos trabalhos de entidades socioculturais da Capital e do Interior
A troca de ideias, a expansão de referências e a aglutinação de esforços são experiências fundamentas para o crescimento de qualquer ação. A partir dessa constatação, o Núcleo de Produções Culturais (Nuproc) realiza de hoje até domingo (18) O II Luz nas Artes - Feira de Projetos Culturais do Ceará, uma mostra com projetos de organizações não governamentais, de associações e entidades comunitárias voltados à sustentabilidade e bem estar social.


O objetivo é dar visibilidade a essas iniciativas e promover o intercâmbio de ideias entre as entidades. "Percebemos que os movimentos culturais, ao longo dos últimos anos, vêm ganhando força, assim como as associações. A partir dessa impressão, e de uma experiência de trabalho com o Teia Brasil e os pontos de cultura, surgiu a ideia do Luz nas Artes", explica Dora Freitas, produtora do evento.


"Nesta segunda edição, a feira quer traçar um panorama das manifestações artístico-culturais do Ceará com fins sociais, dando oportunidade ao público em geral de participar de ações transversais nas áreas de cultura, arte, ciência e tecnologia e de conhecer os novos artistas locais e suas formas de expressão", complementa Freitas.


Para tanto, o II Luz nas Artes congrega diferentes atividades em sua programação, entre elas a exposição de produtos e informações dos 56 projetos sócio-culturais participantes do evento. Roupas, bijuterias, artesanato e outros itens estarão à venda para o público em estandes. Haverá ainda apresentações artísticas, conferências e sorteio de brindes. "Na primeira edição, foram selecionados em torno de 25 projetos. Neste ano, dobramos a quantidade", comemora Freitas.


A abertura da mostra, hoje à noite, fica por conta de Leonardo Brant (SP), fundador do/Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura (Cemec) e autor do livro "O Poder da Cultura". Na ocasião, Brant profere palestra sobre empreendedorismo criativo. Editor do site Cultura e Mercado, Brant idealizou o programa Empreendedores Criativos e é presidente da Brant Associados (consultoria especializada em desenvolvimento de negócios criativos). Presidiu duas edições do Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa, com presença de inúmeros empresários do setor e do ex-ministro da cultura, Gilberto Gil.


Amanhã é a vez do professor e filósofo Leonardo Boff falar ao público presente, também sobre empreendedorismo criativo, porém com enfoque nas associações comunitárias, entidades e associações. No sábado (17), a atração principal é o show da dupla Ítalo e Renno, no palco externo (anexo ao Centro de Negócios do Sebrae).


A programação inclui ainda espetáculos de dança, teatro, circo, música instrumental e popular, contação de histórias, apresentações de coral, exposição de fotografias e artes visuais. Vidança, Edisca, Tapera das Artes, Escola de Dança de Paracuru, Fundação Raimundo Fagner e Orquestra de Barro de Cascavel são alguns dos grupos participantes. O acesso do público a todos os espaços da mostra é livre e gratuito. "Essa mostra faz circular o produto cultural produzido pelos cearenses. É uma oportunidade para a população vivenciar a arte como reflexão, fomento ao conhecimento, geração de renda e sustentabilidade social. É isso que permeará as discussões entre adultos, adolescentes e jovens no encontro", ressalta Honorato Feitosa, presidente do Nuproc. Para Flávio Sampaio, diretor da Escola de Dança de Paracuru, a visibilidade gerada durante o evento é o mais importante para as instituições participantes.


"O que a gente mais precisa é divulgar esse trabalho junto à população e aos outros projetos. Por isso é tão bacana essa oportunidade de troca de ideias, ações e afeto que o Luz nas Artes está dando pra gente", reconhece.


Gerusa Pacheco, diretora da Edisca, compartilha da opinião. "Vamos otimizar ao máximo a participação da Edisca no evento, apresentando o espetáculo Mobilis em formato reduzido. A feira é uma luz para as instituições culturais que precisam de um espaço de encontro, de intercâmbio e de novas possibilidades", afirma.


Mais informações:
II Luz nas Artes - Feira de Projetos Culturais do Ceará. De hoje até 18/03, no Centro de Negócios do Sebrae (Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema). Aberto ao público.


Contato: (85) 3255.6600


SAIBA MAIS

PROGRAMAÇÃO

DIA 15 (Quinta-feira)
Auditório do Sebrae
19h - Palestra de Abertura:
"Empreendedorismo Criativa" - com Leonardo Brant
DIA 16 (Sexta-feira)
Hall do Centro de Negócios Sebrae
10h - Exposição "O diverso luminoso"
10h - Feira de Projetos Culturais
11h30 - "Mobilis", da Edisca (reduzido) 13h - Coral da Coelce
14h - Coral da Legião da Boa Vontade (LBV)
15h Desfile de moda da Associação Comunitária Nossa Senhora das Graças (Pacajus) e Associação Comunitária Residencial Alves de Lima (Fortaleza)
16h - Peça "A bruxa Catifunda" - Grupo Formosura
17h - "Emoções" - Cia. de Dança Elos da Vida
18h - "Terreiros de Sol e Lua" - Grupo Vidança
16h - Sorteio de 80 geladeiras
17h - Espetáculo circense: Tropical Circo/Enfermeiros da Alegria
18h - Peça "O Mergulho" - Cia de Teatro Argumento
19h - Palestra com o filósofo Leonardo Boff
DIA 17 (Sábado)
Hall do Centro de Negócios Sebrae
10h30 - Show Brigada da Natureza (Aquasis)
11h30 - "O boi do canteirão" - Fundação Raimundo Fagner
13h - Orquestra Vilarte
16h - "Arte e construção de cidadania" (BCAD)
17h - Orquestra Samba de Gafieira, com Tarcísio Sardinha
18h - "Remanso" e "Por um fio" - Escola de Dança de Paracuru
15h - Circo Motoca
16h - Sorteio de 80 geladeiras
17h - Circo London
18h - "Uma lógica particular" - Companhia de Teatro Com Vida
19h - Show de Ítalo e Renno.
DIA 18 (Domingo)
Lona de Circo (Espaço anexo ao Centro de Negócios Sebrae)
9h - "Zé Pretim Mamulengo e os oito jeitos de mudar o mundo".
9h30 às 12h - Entrega de prêmios aos sorteados

Comentários

Postagens mais visitadas