Dragão do Mar recebe Observatório Fora do Eixo Nordeste!!!!

Dragão do Mar recebe Observatório Fora do Eixo Nordeste

Dragão do Mar recebe Observatório Fora do Eixo Nordeste
Foto Divulgação

Com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará durante os dias 12, 13 e 14 de abril acontece, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, debates e oficinas com temas relacionados à cultura independente, além do projeto Vaudeville, evento que integra diferentes linguagens artísticas
Através da Casa Fora do Eixo Nordeste, será realizado o projeto Observatório FdE, entre os dias 12 e 14 de abril, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). A programação gratuita começa às 14h com as oficinas Interatividade Social na Web, Gestão das Tecnologias Sociais e Transmissão ao Vivo. Em seguida, às 19h, começam as palestras. Os temas a serem abordados são o Card, moeda social da rede Fora do Eixo e Formação Livre. No último dia, no Teatro das Marias (Rua José Avelino, 662 - Praia de Iracema), a partir das 21h, acontece o Vaudeville (teatro de variedades), evento que integra a apresentação de artistas e grupos de diferentes linguagens da arte. 
O Observatório FdE foi dividido em etapas que vão de 12 de abril a 27 de maio. Fortaleza é a terceira cidade a receber o projeto, que também acontece nas Casas Fora do Eixo instaladas em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Cuiabá. Os temas abordados nos debates perpassam a nova mídia, manifestações sociais, economia solidária, ocupação do espaço urbano, entre outros.
A festa que compõe o Observatório é conhecida como Vaudeville (teatro de variedades), evento que integra diferentes linguagens artísticas. Ele será a partir das 21h, no Teatro das Marias. As apresentações ficam por conta do grupo Tambor de Crioula Filhos do Sol, que traz sua referência na cultura popular maranhense; Carlos Hardy e Danielle Freitas, com o Circo Lúdico Experimental (Cia CLE); a coreógrafa Valéria Pinheiro (Cia. Vatá) e Ivan Ferraro (Casa FdE NE); as bandas Os Ultraleves e Verônica decide Morrer; Dj Doido; e a apresentação de Vídeo Mapping (técnica que permite projetar imagens em qualquer superfície de escala arquitetônica) com Vitor Grilo.
O Observatório Fora do Eixo foi selecionado no Programa de Patrocínio Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal e com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Saiba mais:
Observatório FdE - O projeto surgiu em 2009 e foi aplicado e maturado nos coletivos do Fora do Eixo até chegar às proporções que tem hoje. Só em 2011, mais de 80 edições foram realizadas em todo país, fazendo dos observatórios prática cotidiana na rede. O seu objetivo é levantar a reflexão sobre temas que circundam a realidade da produção cultural contemporânea, usando a internet como canal de propagação das discussões e possibilitador de ampla interação entre debatedores e público. Além das rodas de discussão, o projeto é também espaço para o lançamento de obras culturais, bem como plataforma de veiculação de trabalhos musicais de artistas independentes.
No primeiro semestre deste ano, a experiência é aplicada nas Casas Fora do Eixo, representantes regionais da rede que se estruturaram como ambientes cognitivos e potencializadores de ações culturais por todo país. Apresentando-se como campi da Universidade Livre Fora do Eixo, as Casas recebem a edição especial do projeto Observatórios FdE como parte do seu programa de formação integrado à atividades culturais e artísticas, tudo transmitido ao vivo pela internet e com interação online de todo país.
Fora do Eixo - Rede de trabalho, colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 100 pontos de cultura que há cinco anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura. 
PROGRAMAÇÃO NO AUDITÓRIO DO DRAGÃO DO MAR
12 de abril (quinta-feira)
Oficina: Interatividade Social na Web
Horário: 14h às 18h.
Palestrante: Hans Ponto, do Coletivo Mundo
Sobre: O Intersocialweb tem por objetivo compartilhar conhecimento acerca das técnicas e estratégias de comunicação, usando como pauta principal as plataformas web e as possibilidades que a mesma oferece.
Palestra: Card, moeda social da rede Fora do Eixo
Horário: 19h às 22h.
Palestrantes: Lenissa Lenza, da Casa Fora do Eixo São Paulo; Uirá Porã, Secretário Executivo do Comitê Fortaleza Digital e Criativa; e Messias Moreira, coordenador do Espaço Solidário Bom Mix.
Sobre: Palestra que visa falar sobre alternativas sustentáveis e econômicas entre diversos grupos, tomando como foco de debate o case do Fora do Eixo e sua moeda complementar e integrando outras iniciativas como empreendimentos populares e criativos, contrapondo olhares sobre a Economia Solidária e Economia Criativa.
13 de abril (sexta-feira)
Oficina Gestão das Tecnologias Sociais
Horário: 14h às 18h.
Palestrantes: Marielle Ramires, Carol Tokuyo e Lenissa Lenza, as três são agentes da Casa Fora do Eixo São Paulo.
Sobre: Visa mostrar as tecnologias de gestão da Rede Fora do Eixo, pautas em plataformas virtuais e compartilhadas.
Palestra: Formação Livre - Universidade Livre
Horário: 19h às 22h.
Palestrantes: Carol Tokuyo, da Universidade Livre do Fora do Eixo; Valéria Cordeiro, da Associação dos Produtores de Disco do Ceará (Prodisc); e Fawzia de Fátima, da Escola Waldorf Micael.
Sobre: A palestra toma como case a Universidade Livre Fora do Eixo e seus programas de formação, e convida outras iniciativas para compor o debate como o Entrepontos, projeto de formação livre implementado pela Prodisc. O debate vai apresentar metodologias alternativas de ensino.
14 de abril (sábado)
Oficina Transmissão ao vivo
Horário: 14h às 18h
Palestrante: Neto Barbosa, programador de software, configurador de equipamento para captura e edição de video, cinegrafista, editor de áudio e vídeo, produtor de eventos e oficineiro em audiovisual.
Sobre: Visa passar a técnica da transmissão online, comumente usada nas atividades culturais e eventos.
VAUDEVILLE - FESTA DE ENCERRAMENTO DO OBSERVATÓRIO FDE NE
Vaudeville (teatro de variedades), evento que integra diferentes linguagens artísticas.
Data: 14 de abril
Horário: 21h
Local: Teatro das Marias (Rua José Avelino, 662 - Praia de Iracema)
Artistas convidados:
Tambor de Crioula Filhos do Sol
Carlos Hardy e Danielle Freitas (Cia. CLE)
Valéria Pinheiro (Cia. Vatá) e Ivan Ferraro (Casa FdE NE)
Os Ultraleves
Verônica decide Morrer
Dj Doido
Video Mapping com Vitor Grilo
Serviço Observatório FdE Nordeste
Período: 12 a 14 de abril
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Horário: 14h (oficinas) / 19h (palestras).
Entrada Gratuita
Informações: +55 85 3262.5011/ contatonordeste@foradoeixo.org.br
Assessoria de imprensa: Marina Ratis (+55 85 9720.6145 (Tim)/ 87461814 (Oi)/ marina.ratis@gmail.com)

Comentários

Postagens mais visitadas